2
respostas

10000 linhas de código?

Pessoal, uma coisa que me deixa de cabelo em pé é o número de linhas de código que temos que escrever para criar um app simples bem básico. existe alguma forma de melhorar isso? Acreditei que como o Flutter é uma linguagem nova e moderna isso poderia estar nos planos para ajudar no desenvolvimento.

2 respostas

Fala Arlindo, de boa ?

Cara infelizmente não tem muito o que fazer, esse modo declarativo de fazer as coisas costuma gastar mais linhas mesmo, embora se torne mais fácil de entender o que está rolando...

Olá Arlindo!

10000 linhas de código em um arquivo só ou no projeto todo? Se tiverem muitas linhas de código em um arquivo só, é importante avaliar o que é possível abstrair para outros componentes ou funcionalidades. Ter criação de vários componentes dentro de um arquivo só, funções de acesso ao banco de dados, etc, tudo dentro de um arquivo só é um grande problema que precisa ser refatorado.

Existem técnicas e arquiteturas diferentes que ajudam a organizar a estrutura do seu projeto, mas essas técnicas não são exclusivas do Flutter. Eu não sei exatamente o ponto da formação que você está, mas o instrutor dá várias dicas durante a formação sobre essas técnicas.

Espero ter ajudado! Um abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software