Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

10 Faça como eu fiz: buscando dados

Imagem mostra um print de tela de computador dividido em duas partes.
À esquerda, está aberta uma página do Notion, exibindo os estudos do módulo “buscando dados”. No topo, há uma imagem de capa com o braço estendido de um homem branco, visto do ombro à cintura, em um escritório de agência. Sobre a mesa há post-its e uma mochila. Logo abaixo da imagem de capa, aparece o ícone de uma agenda/caderno com carinha, representando a logo da página Notion. Sob o logo, estão organizadas informações e materiais do módulo “buscando dados”.
À direita, vê-se a página do Figma, mostrando o exercício final do módulo, com o roteiro de perguntas utilizado na pesquisa, visualizado como parte do projeto UX.
A imagem expressa um contexto de estudo e organização visual, com referências a conteúdo acadêmico e profissional de UX Design, destacando as ferramentas Notion e Figma lado a lado na tela.

Sobre a atividade:

1. Ao finalizar algumas perguntas ficaram sem sentido e optei por criar novas, mas não sinalizei. Acredito que tenha ficado claro.
  2. No roteiro inclui mais perguntas para conseguir fechar o tópico.
  3. Ficou uma dúvida: "Eu deveria criar para este exercício a trilha de perguntas também para o pessoal do atendimento ou era apenas a pessoa usuária?" Se sim, me informa que entrego depois.

Exercício no Figma:

https://www.figma.com/board/Tvf4J3gBkFr8xvkN59JDe3/UX-Design--como-construir-uma-persona---Templates---Aula-03--Community-?node-id=0-1&t=KZ03koaFxeK01occ-1

Página com o Roteiro de Perguntas

https://www.notion.so/Roteiro-da-pesquisa-2af4eaec406b80e482a3f2333603f057?source=copy_link

Observações:

Então, gente... Eu sou viciada em Notion, costumo dizer que é meu segundo cérebro! Hahaha... Eu me sinto mais confortável estruturando tudo no Notion e, depois, passando para o Figma. Ainda estou me familiarizando com ele, meu notebook trava muito e, com isso, acabo perdendo a paciência. Por isso, o Notion sempre me salva. Fica a dica para quem busca agilidade: depois, é só passar para o Canva ou Figma, qualquer uma das ferramentas que você costuma utilizar. Aqui estou usando o Figma pelo contexto de aprendizagem e para me acostumar, já que ele é uma ferramenta padrão nas empresas em geral.

Até, boa sorte!

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta
solução!

Olá, Lune, como vai?

A forma como você conduziu o roteiro e ajustou as perguntas demonstra cuidado em manter o foco da pesquisa, algo fundamental nessa etapa. Alterar questões quando elas deixam de fazer sentido é uma prática comum, desde que mantenha coerência com o objetivo da investigação, e isso você fez muito bem.

Sobre sua dúvida a respeito de criar também a trilha de perguntas para o pessoal de atendimento, neste exercício o foco recai apenas na pessoa usuária. A etapa voltada para times internos pode ser útil em outros momentos do projeto, mas não é necessária para esta atividade específica.

Parabéns pelo cuidado em documentar tudo e pela disciplina no uso das ferramentas. O fórum está à disposição sempre que quiser compartilhar mais do seu processo.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!