Aqui esta o codigo feito nessa primeira parte:
//variaveis da bolinha let xBolinha = 300; let yBolinha = 200; let diametro = 20; let raio = diametro/2;
//velocidade da bolinha let velocidadeXBolinha = 6; let velocidadeYBolinha = 6;
function setup() { createCanvas(600, 400); }
function draw() { background(0); mostraBolinha(); movimentaBolinha(); colisaoBorda(); }
function mostraBolinha() { circle(xBolinha, yBolinha, diametro); }
function movimentaBolinha() { xBolinha += velocidadeXBolinha; yBolinha += velocidadeYBolinha; }
function colisaoBorda() { if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){ velocidadeXBolinha *= -1; } if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){ velocidadeYBolinha *= -1; } }
E o link de acesso ao p5.js onde o jogo esta funcionando: https://editor.p5js.org/mariaeugenia907/sketches/AJpshAPxW