1
resposta

1º de Janeiro é um dia normal de vendas?

De acordo com o gráfico, o ano início como se fosse um dia qualquer, está certo isso que as vendas seriam normais no dia 1º de Janeiro? Não faria mais sentido pelo que o professor disse das vendas no dia 1º de Janeiro se comportarem como no carnaval ou algum feriado?

PS: Me refiro ao gráfico sazonal.

1 resposta

Boas Samir! Tudo bem? Espero que sim!

Bom, o que você disse faz, de fato, bastante sentido. Entretanto, existem algumas questões sobre isso que eu acho que são interessantes pontuar.

  1. Quando trabalhamos com dados, principalmente em empresas nas quais o processo de decisão é orientado à dados (data driven decisions) as informações que os dados mostram devem ser levadas em conta para a tomada de decisões. Isso quer dizer muitas vezes que as concepções que nós temos sobre determinado aspecto.
  2. Isso também significa que as concepções que temos sobre um determinado período de tempo podem se provar certos ou errados, entretanto, eles devem ser validados pelos dados.
  3. O Dataset que o professor está usando não é reflexo da realidade, mas sim usado para fins didáticos, ou seja ele não necessáriamente reflete a realidade de um negócio.
  4. Além disso, temos que levar em conta que diferentes negócios serão afetados de formas diferentes no decorrer do ano - certas lojas podem ser afetadas pelo primeiro de janeiros e outras não

Espero que tenho lhe respondido. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software