Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

1-5 cap2.sql - "O sistema não pode encontrar o arquivo especificado" - prompt cmd

Olá.

Estou na aula 1, parte 5, aonde devo baixar o arquivo cap2 e importar no sql. Estou usando o prompt de comando (conforme aulas anteriores), mas não consigo importar de jeito nenhum o arquivo.

Primeiramente, o arquivo estava na pasta downloads, e ao executar o comando ">mysql -u root -p controle_compras < cap2.sql", o retorno era "O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.".

Após, consegui localizar a pasta "controle_compras" dentro do programdata do windows, e copiei o arquivo cap2 para esta pasta.

Agora, quando executo o comando, a linha vai para o "password", coloco a senha mas nada acontece após. O comando simplesmente vai para a próxima linha.

Vi que há vários tópicos deste assunto aqui, mas nenhum conseguiu me orientar... Vi que é possível importar as linhas do txt diretamente no prompt, mas queria aprender a importar corretamente.

5 respostas

Luis, tudo bem ?

Cara você precisa baixar o arquivo, está em alguma atividade ou na transcrição do video.

Feito isso, você vai precisar ir para o diretorio que o arquivo está, isso tudo pelo terminal, e lá você deve executar esse comando.

Oi, matheus!

O arquivo já está baixado. Tem um na pasta downloads e um na programdata/mysql/controle_compras

Você pode exemplificar o comando para ir para o diretorio aqui? Por ex, no prompt eu deveria digitar algo do tipo:

C:/downlads (enter) mysql -u root -p controle_compras > cap2.sql (enter)

Isso?

solução!

Exatamente.

Mas dessa forma você vai pegar o banco e gerar um dump, acredito que você quer fazer o contrário, que é popular um banco com o dump. Ai basta mudar o <>

Não consegui importar o arquivo de jeito nenhum :(. Finalizei a aula inserindo os dados manualmente pelo prompt mesmo.

Ao começar o curso intermediário, tem um passo a passo de como importar (e como direcionar pra pasta que você salvou). Com esse passo a passo consegui importar!

Vou compartilhar aqui como fiz:

Dentro da raiz do disco, criei uma pasta "alura" e joguei o arquivo lá dentro (no caso, sql2 o nome do arquivo).

Após, no prompt, usei o seguinte comando para direcionar para a pasta: C:\Users\xpto>cd C:\Alura

ao dar enter, você sabe que deu certo se os primeiros dígitos mudaram para o nome da pasta que você criou. Depois disso é só seguir com o comando do mysql que o curso passa:

C:\Alura>mysql -u root -p sql2 < sql2.sql Enter password: **

após, só logar normalmente com o comando mysql -u root -p e então chamar a base/show tables pra confirmar que deu certo a importação.