2
respostas

08 Faça como eu fiz: Participação do time

Aqui vão alguns passos complementares que podem ajudar a desenvolver o ambiente colaborativo:

Definir e comunicar o propósito da colaboração: É importante que todos entendam o porquê da colaboração em determinado contexto e o impacto positivo que isso pode trazer. Isso aumenta o engajamento e a motivação.

Estabelecer papéis claros: Muitas vezes, a participação é limitada quando as pessoas não sabem ao certo o que se espera delas. Garantir que cada membro compreenda seu papel nas decisões e na equipe promove confiança e segurança.

Facilitar o feedback contínuo: Um processo regular para coletar e dar feedback ajuda a adaptar abordagens e reconhecer esforços, o que mantém o time alinhado e motivado a participar.

Reconhecer contribuições publicamente: Reconhecer publicamente as boas ideias e o engajamento aumenta a motivação e mostra que a colaboração é valorizada.

Refletir e ajustar: Após cada decisão importante, refletir junto com a equipe sobre o que funcionou e o que pode melhorar no processo de colaboração é uma boa prática para evolução contínua.

2 respostas

Olá, Vitor. Tudo bem?

Obrigado por compartilhar sua atividade aqui com a gente

Gostei dos passos complementares que você trouxe, principalmente sobre definir papéis claros e a importância de reconhecer as contribuições. Esses pontos realmente ajudam a fortalecer um ambiente colaborativo e engajado.

Continue explorando essas ideias e aplicando no seu dia a dia!Dica: Experimente promover pequenas reuniões de alinhamento no time, onde cada membro tenha espaço para falar sobre seu papel e expectativas. Isso pode facilitar ainda mais a comunicação e o feedback contínuo.

Conte com o apoio do Fórum. Abraços e bons estudos!

As dicas do Vitor e a complementação do Renan reforçam a máxima de que a comunicação é peça chave na gestão dos times e consequentemente um fator indispensável ao bom desenvolvimento das empresas.

Vemos constantemente situações caóticas que poderiam ser evitadas com um pequeno ajuste na forma de comunicar, seja do gestor para o seu time, da empresa para o gestor, de colaborador para colaborador etc.

Apesar de vivermos em um momento onde a velocidade é supervalorizada, temos que buscar celeridade nas soluções, mas para isso, um tempo deve ser dedicado aos procedimentos ligados à comunicação, até porque o que se "economiza" nesse momento, acaba gerando atrasos no futuro.

Definir momentos de bate papo, onde o time se sinta seguro e confortável em falar sobre as atividades, seus receios, suas dúvidas, suas alegrias e sugestões, criando um ambiente verdadeiro e esclarecedor é um fator importante para garantir a interação, a compreensão do todo e a conectividade das equipes.