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[08 Desfio Hora da Pratica] Resolução

Boa noite. Segue meus desafios resolvidos. Se alguém tiver alguma correção e/ou sugestão de melhoria eu agradeço!

01.Crie um programa que utilize o console.log para exibir uma mensagem de boas-vindas.

let boasVindas = "Boas vindas!";
console.log(boasVindas);

02.Crie uma variável chamada "nome" e atribua a ela o seu nome. Em seguida, utilize o console.log para exibir a mensagem "Olá, [seu nome]!" no console do navegador.

let seuNome = "Alexandra";
console.log(`Olá, ${seuNome}!`);

03.Crie uma variável chamada "nome" e atribua a ela o seu nome. Em seguida, utilize o alert para exibir a mensagem "Olá, [seu nome]!" .

let seuNome = "Alexandra";
alert(`Olá, ${seuNome}! Seja muito bem-vindo(a) ao nosso sistema.`);

04.Utilize o prompt e faça a seguinte pergunta: Qual a linguagem de programação que você mais gosta?. Em seguida, armazene a resposta em uma variável e mostre no console do navegador.

let liguagemProgramacao = prompt (
"Qual a linguagem de programação que você mais gosta?");
console.log(`A linguagem de programação que você mais gosta é: ${liguagemProgramacao}`);

05.Crie uma variável chamada "valor1" e outra chamada "valor2", atribuindo a elas valores numéricos de sua escolha. Em seguida, realize a soma desses dois valores e armazene o resultado em uma terceira variável chamada "resultado". Utilize o console.log para mostrar a mensagem "A soma de [valor1] e [valor2] é igual a [resultado]." no console.

06.Crie uma variável chamada "valor1" e outra chamada "valor2", atribuindo a elas valores numéricos de sua escolha. Em seguida, realize a subtração desses dois valores e armazene o resultado em uma terceira variável chamada "resultado". Utilize o console.log para mostrar a mensagem "A diferença entre [valor1] e [valor2] é igual a [resultado]." no console.

let valor1 = 30;
let valor2 = 20;

let soma = valor1 + valor2;
console.log(`A soma de ${valor1} e ${valor2} é igual a ${soma}`);
let subtracao = valor1 - valor2;
console.log(`A diferença entre ${valor1} e ${valor2} é igual a ${subtracao}`);

07.Peça ao usuário para inserir sua idade com prompt. Com base na idade inserida, utilize um if para verificar se a pessoa é maior ou menor de idade, exibindo uma mensagem apropriada no console

alert("Idade do usuário");
let idadeUsuario = prompt("Olá, informe a sua idade: ");
console.log("A idade do usuário infomada foi de: " + idadeUsuario);

if (idadeUsuario >= 18) {
console.log("O usuário é maior de idade");
} else {
console.log("O usuário é menor de idade");
 }
alert("Verificar numero negativo, positivo ou zero");

let numeroInformado = prompt("Informe um numero:");

if (numeroInformado > 0) {
alert("O numero " + numeroInformado + " é positivo");
 } else if (numeroInformado < 0) {
   alert("O numero " + numeroInformado + " é negativo");
} else {
   alert("O numero informado é zero");
 }
let contador = 1;

while (contador < 11) {
console.log("Número da iteração: " + contador);
contador++;
 }
let nota = 10;

 if (nota >= 7) {
   console.log("Aprovado");
 } else {
   console.log("Reprovado");
 }

11.Use o Math.random para gerar qualquer número aleatório e exiba esse número no console.


function getAnyRandomNumber() {
   return Math.random();
 }
 console.log("Qualquer numero aleatório gerado:", getAnyRandomNumber());

12.Use o Math.random para gerar um número inteiro entre 1 e 10 e exiba esse número no console.

 function getRandomNumber1to10(min = 1, max = 10) {
 return (Math.random() * (max - min) + 1).toFixed(0);
 }
 console.log("Número aleatório gerado:", getRandomNumber1to10());

13.Use o Math.random para gerar um número inteiro entre 1 e 1000 e exiba esse número no console.

13 inteiro entre 1 e 1000
function getRandomNumber1to1000(min = 1, max = 1000) {
return (Math.random() * (max - min) + 1).toFixed(0);
}
console.log("Número aleatório gerado:", getRandomNumber1to1000());

11.Use o Math.random para gerar qualquer número aleatório e exiba esse número no console.

let NumeroAleatorioQualquer = parseInt(Math.random());
console.log("Numero aleatório qualquer é de: " + NumeroAleatorioQualquer);

12.Use o Math.random para gerar um número inteiro entre 1 e 10 e exiba esse número no console.

let numeroAleatorio1e10 = parseInt(Math.random() * 10 + 1);
console.log("Numero aleatório entre 1 e 10 é de: " + numeroAleatorio1e10);

13.Use o Math.random para gerar um número inteiro entre 1 e 1000 e exiba esse número no console.

let numeroAleatorio1e1000 = parseInt(Math.random() * 1000 + 1);
console.log("Numero aleatório entre 1 e 1000 é de: " + numeroAleatorio1e1000);
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solução!

Oi, Alexandra! Como vai?

Você fez um ótimo trabalho ao resolver os desafios propostos no curso de Lógica de Programação com JavaScript. Seu código está claro e direto, mostrando boa prática em usar variáveis e comandos básicos como console.log, prompt, alert, estruturas condicionais e laços de repetição. Notei que você usou o método toFixed(0) para arredondar números, o que é interessante, mas há formas mais específicas para números inteiros.

Uma dica interessante para o futuro é usar o método Math.floor() para garantir que o número gerado seja inteiro, arredondando para baixo, assim evitamos possíveis strings que toFixed pode gerar. Veja este exemplo:


let numeroAleatorioInteiro = Math.floor(Math.random() * 10) + 1;
console.log("Numero inteiro aleatorio entre 1 e 10: " + numeroAleatorioInteiro);

Este código gera um número inteiro entre 1 e 10. Math.random() cria um número decimal entre 0 e 1, multiplicamos pela faixa desejada (10), aplicamos Math.floor() para arredondar para baixo, e somamos 1 para ajustar o intervalo.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Obrigada pela resposta e pela dica Armano!