1 - Crie um programa que utilize o console.log para exibir uma mensagem de boas-vindas.
// Programa para exibir uma mensagem de boas-vindas
function exibirMensagemBoasVindas() {
console.log("Bem-vindo ao nosso programa! Estamos felizes em tê-lo aqui.");
}
// Chama a função para exibir a mensagem
exibirMensagemBoasVindas();
2 - Crie uma variável chamada "nome" e atribua a ela o seu nome. Em seguida, utilize o console.log para exibir a mensagem "Olá, [seu nome]!" no console do navegador.
// Cria uma variável chamada "nome" e atribui o seu nome
let nome = "Denis";
// Exibe a mensagem de boas-vindas no console
console.log(Olá, ${nome}!
);
3 - Crie uma variável chamada "nome" e atribua a ela o seu nome. Em seguida, utilize o alert para exibir a mensagem "Olá, [seu nome]!" .
// Cria uma variável chamada "nome" e atribui o seu nome
let nome = "Denis";
// Exibe a mensagem de boas-vindas em um alerta
alert(Olá, ${nome}!
);
4 - Utilize o prompt e faça a seguinte pergunta: Qual a linguagem de programação que você mais gosta?. Em seguida, armazene a resposta em uma variável e mostre no console do navegador.
// Pergunta ao usuário qual a linguagem de programação que ele mais gosta
let linguagemFavorita = prompt("Qual a linguagem de programação que você mais gosta?");
// Exibe a resposta no console
console.log(A linguagem de programação que você mais gosta é: ${linguagemFavorita}
);
5 - Crie uma variável chamada "valor1" e outra chamada "valor2", atribuindo a elas valores numéricos de sua escolha. Em seguida, realize a soma desses dois valores e armazene o resultado em uma terceira variável chamada "resultado". Utilize o console.log para mostrar a mensagem "A soma de [valor1] e [valor2] é igual a [resultado]." no console.
// Cria duas variáveis com valores numéricos
let valor1 = 10;
let valor2 = 5;
// Realiza a soma e armazena o resultado em uma terceira variável
let resultado = valor1 + valor2;
// Exibe a mensagem no console
console.log(A soma de ${valor1} e ${valor2} é igual a ${resultado}.
);
6 - Crie uma variável chamada "valor1" e outra chamada "valor2", atribuindo a elas valores numéricos de sua escolha. Em seguida, realize a subtração desses dois valores e armazene o resultado em uma terceira variável chamada "resultado". Utilize o console.log para mostrar a mensagem "A diferença entre [valor1] e [valor2] é igual a [resultado]." no console.
// Cria duas variáveis com valores numéricos
let valor1 = 15;
let valor2 = 7;
// Realiza a subtração e armazena o resultado em uma terceira variável
let resultado = valor1 - valor2;
// Exibe a mensagem no console
console.log(A diferença entre ${valor1} e ${valor2} é igual a ${resultado}.
);
7 - Peça ao usuário para inserir sua idade com prompt. Com base na idade inserida, utilize um if para verificar se a pessoa é maior ou menor de idade, exibindo uma mensagem apropriada no console.
let idade = prompt("Por favor, insira sua idade:");
idade = Number(idade);
if (!isNaN(idade)) {
if (idade >= 18) {
console.log("Você é maior de idade.");
} else {
console.log("Você é menor de idade.");
}
} else {
console.log("Por favor, insira uma idade válida.");
}
8 - Crie uma variável "numero" e peça um valor com prompt verifique se é positivo, negativo ou zero. Use if-else para imprimir a respectiva mensagem.
let numero = prompt("Por favor, insira um número:");
numero = Number(numero);
if (!isNaN(numero)) {
if (numero > 0) {
console.log("O número é positivo.");
} else if (numero < 0) {
console.log("O número é negativo.");
} else {
console.log("O número é zero.");
}
} else {
console.log("Por favor, insira um número válido.");
}
9 - Use um loop while para imprimir os números de 1 a 10 no console.
let contador = 1;
while (contador <= 10) {
console.log(contador);
contador++; // Incrementa o contador
}
10 -Crie uma variável "nota" e atribua um valor numérico a ela. Use if-else para determinar se a nota é maior ou igual a 7 e exiba "Aprovado" ou "Reprovado" no console.
let nota = 8;
if (nota >= 7) {
console.log("Aprovado");
} else {
console.log("Reprovado");
}
11 - Use o Math.random para gerar qualquer número aleatório e exiba esse número no console.
let numeroAleatorio = Math.random();
console.log(Número aleatório gerado: ${numeroAleatorio}
);
12 - Use o Math.random para gerar um número inteiro entre 1 e 10 e exiba esse número no console.
let numeroAleatorio = Math.floor(Math.random() * 10) + 1;
console.log(Número inteiro aleatório gerado entre 1 e 10: ${numeroAleatorio}
);
13 - Use o Math.random para gerar um número inteiro entre 1 e 1000 e exiba esse número no console.
let numeroAleatorio = Math.floor(Math.random() * 1000) + 1;
console.log(Número inteiro aleatório gerado entre 1 e 1000: ${numeroAleatorio}
);