1
resposta

07 Mão na massa: crie seu roadmap de estudos

Organizei o meu da seguinte forma:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Deivide. Como vai?

Parabéns pela estruturação do seu Roadmap de Estudos! Como Analista de Inteligência de Vendas, você sabe que o sucesso não depende apenas de dados, mas também da capacidade de gerir emoções e entender o comportamento humano, tanto o seu quanto o dos clientes e da equipe.

Sua organização segue uma progressão pedagógica muito clara, que vai do conhecimento teórico para a prática reflexiva e, por fim, para a autonomia estratégica.

Aqui estão alguns pontos de destaque no seu roadmap sob a ótica da aprendizagem personalizada:

• Curto Prazo (Fase de Aquisição): O uso de flashcards é uma excelente técnica de Active Recall (recordação ativa). Ao definir termos como o "sequestro da amígdala", você cria âncoras mentais que facilitam a identificação rápida desses processos quando eles ocorrerem na vida real.
  • Médio Prazo (Fase de Aplicação): O "Diário de Gatilhos" é uma das ferramentas mais poderosas da Inteligência Emocional. Ele transforma a subjetividade do sentimento em dados concretos para análise. No seu papel como Analista, isso é como fazer um diagnóstico de funil, mas para suas próprias reações.
  • Longo Prazo (Fase de Criação): Desenvolver um "Protocolo de Crise" autoral demonstra o nível mais alto da Taxonomia de Bloom (Criação). Isso significa que você não está apenas replicando o que Daniel Goleman diz, mas adaptando a teoria para a sua realidade específica.

Dica para turbinar seu Roadmap com IA:

Como você está explorando o uso do ChatGPT para personalizar seus estudos, experimente este comando quando estiver na fase do Médio Prazo:

"Atue como um mentor de Inteligência Emocional. Vou te descrever uma situação real do meu dia (sem citar nomes) e meus registros do diário de gatilhos. Ajude-me a analisar essa situação sob a ótica dos 5 pilares de Goleman e sugira uma abordagem diferente para a próxima vez."

Essa interação transforma a IA em um "parceiro de reflexão", acelerando a transição da teoria para a prática.

Seu plano está muito equilibrado e focado em resultados reais. Continue com essa mentalidade de "aprendizado contínuo"!

Espero que possa ter lhe ajudado!