Olá!
Para esta atividade, escolhi a primeira opção:
"Crie um prompt para organizar sua rotina de estudos na Alura, que considere suas áreas de interesse, outras atividades e diferentes estilos de estudo (assistir aulas, prática em projetos, exercícios, etc);"
Obtive o seguinte resultado:
Prompt principal para organizar estudos na Alura
Quero que você atue como um planejador de estudos personalizado para a plataforma Alura, focado na minha rotina real e na minha profissão de analista de inteligência de vendas / dados.
Minhas características e interesses:
Trabalho: analista de inteligência comercial, usando SQL, Power BI e análise de dados no dia a dia.
Áreas de estudo prioritárias na Alura:
Dados e BI (SQL, Power BI, Python para análise de dados)
Engenharia de prompt e IA generativa aplicada a negócios
Soft skills: liderança, comunicação e gestão de tempo
Outras atividades da rotina: trabalho em horário comercial, treino de musculação alguns dias na semana e tempo para lazer (séries, jogos, leitura).
Quero que você:
Mapeie uma rotina semanal de estudos na Alura, distribuindo o tempo de forma realista em blocos de 30 a 60 minutos por dia, considerando que não posso estudar o dia inteiro por causa do trabalho e da academia.
Utilize diferentes estilos de estudo ao longo da semana, alternando entre:
Assistir aulas teóricas
Prática em projetos guiados
Resolução de exercícios e quizzes
Revisão de anotações e criação de resumos
Sessões de revisão espaçada do que já estudei.
Priorize, no início da semana, estudos mais teóricos (aulas) e, no meio e fim da semana, mais prática (projetos e exercícios), para consolidar o conteúdo.
Sugira como registrar meu progresso (por exemplo: checklist diário, quadro Kanban, planilha ou Notion) e como revisar os conteúdos concluídos nos fins de semana.
Para cada dia da semana, descreva:
Horário sugerido de estudo
Tipo de atividade (aula, prática, exercício, revisão)
Carga horária aproximada
Dica rápida de foco (por exemplo: técnica Pomodoro, evitar celular, etc.).
Adapte a distribuição pensando em alguém que estuda de 5 a 8 horas por semana na Alura, sem prejudicar saúde e descanso.
Antes de apresentar a grade final, faça 3 perguntas para calibrar o plano (por exemplo: quantas horas reais posso estudar por dia útil, quais dias treino musculação, qual trilha da Alura é prioridade agora). Depois das respostas, gere o plano semanal claro e organizado em formato de tabela.