1
resposta

05 Mão na massa: aplicando técnicas de Prompt no cotidiano Próxima Atividade

Olá!

Para esta atividade, escolhi a primeira opção:
"Crie um prompt para organizar sua rotina de estudos na Alura, que considere suas áreas de interesse, outras atividades e diferentes estilos de estudo (assistir aulas, prática em projetos, exercícios, etc);"

Obtive o seguinte resultado:

Prompt principal para organizar estudos na Alura
Quero que você atue como um planejador de estudos personalizado para a plataforma Alura, focado na minha rotina real e na minha profissão de analista de inteligência de vendas / dados.

Minhas características e interesses:

Trabalho: analista de inteligência comercial, usando SQL, Power BI e análise de dados no dia a dia.

Áreas de estudo prioritárias na Alura:

Dados e BI (SQL, Power BI, Python para análise de dados)

Engenharia de prompt e IA generativa aplicada a negócios

Soft skills: liderança, comunicação e gestão de tempo

Outras atividades da rotina: trabalho em horário comercial, treino de musculação alguns dias na semana e tempo para lazer (séries, jogos, leitura).

Quero que você:

Mapeie uma rotina semanal de estudos na Alura, distribuindo o tempo de forma realista em blocos de 30 a 60 minutos por dia, considerando que não posso estudar o dia inteiro por causa do trabalho e da academia.

Utilize diferentes estilos de estudo ao longo da semana, alternando entre:

Assistir aulas teóricas

Prática em projetos guiados

Resolução de exercícios e quizzes

Revisão de anotações e criação de resumos

Sessões de revisão espaçada do que já estudei.

Priorize, no início da semana, estudos mais teóricos (aulas) e, no meio e fim da semana, mais prática (projetos e exercícios), para consolidar o conteúdo.

Sugira como registrar meu progresso (por exemplo: checklist diário, quadro Kanban, planilha ou Notion) e como revisar os conteúdos concluídos nos fins de semana.

Para cada dia da semana, descreva:

Horário sugerido de estudo

Tipo de atividade (aula, prática, exercício, revisão)

Carga horária aproximada

Dica rápida de foco (por exemplo: técnica Pomodoro, evitar celular, etc.).

Adapte a distribuição pensando em alguém que estuda de 5 a 8 horas por semana na Alura, sem prejudicar saúde e descanso.

Antes de apresentar a grade final, faça 3 perguntas para calibrar o plano (por exemplo: quantas horas reais posso estudar por dia útil, quais dias treino musculação, qual trilha da Alura é prioridade agora). Depois das respostas, gere o plano semanal claro e organizado em formato de tabela.

1 resposta

Oii Deivide, tudo bem?

Obrigado por compartilhar seu desenvolvimento no fórum — com certeza vai ajudar outros alunos que fizerem essa atividade!

O prompt ficou muito bem estruturado.

Uma consideração que pode refinar ainda mais: você pode incluir uma instrução de tom e formato da resposta, como "responda de forma objetiva" ou "use linguagem direta, sem excessos formais". Isso evita que o modelo gere planos muito verbosos ou com texto decorativo desnecessário.

Como próximo passo, vale explorar o curso Inteligência comercial e Gemini, que conecta bem sua atuação como analista com o uso de IA generativa no dia a dia.

Conte com a Alura para evoluir seus estudos. Em caso de dúvidas, fico à disposição.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade