2
respostas

05 Faça como eu fiz: Divergências e diálogos

Para promover o diálogo em um time com diferentes perspectivas, é essencial criar um ambiente seguro e acolhedor, incentivar a escuta ativa, valorizar a diversidade de perspectivas, estabelecer um objetivo comum, facilitar a mediação quando necessário e encorajar a construção de consenso. É importante ser paciente e persistente nesse processo.

2 respostas

Olá, Andreia! Tudo bem?

Você já tem uma boa compreensão sobre como promover o diálogo em um time com diferentes perspectivas. Você mencionou pontos fundamentais como a criação de um ambiente seguro e acolhedor, a escuta ativa, a valorização da diversidade de perspectivas, a definição de um objetivo comum, a mediação quando necessária e a construção de consenso.

Lembre-se de ser paciente e persistente durante todo o processo, pois pode levar algum tempo até que todos se sintam confortáveis e se comprometam com a decisão final.

Bons estudos!

Muito bem colocado pela Andréia. O ambiente seguro, onde as pessoas sintam-se à vontade para expor suas opiniões sem medo de julgamentos ou críticas descabidas é fundamental para a existência de um diálogo para tratar temas com opiniões divergentes. Não é fácil criar esse ambiente, pois requer paciência, como foi citado. Tenho buscado desenvolver esse ambiente nos times em que atuo e temos conseguido avanços, justamente pelo respeito à opinião dos outros e pela paciência e estímulo para que cada um traga sua visão para as conversas.

Uma frase que costumo falar para o time e que me ajudou bastante na questão de entender e acolher diferentes pontos de vista e aceitar opiniões quando entendo que são mais assertivas, que trazem uma perspectiva muito mais positiva, abrangente e completa é a seguinte: "ruim não é mudar de ideia; ruim é não ter ideias para mudar". Só não lembro agora quem é o autor.