1
resposta

04 If..else. e nada funciona!

O IF é utilizado se a condição for verdadeira

O ELIF é utilizado se a outra condição for verdadeira

E o ELSE é utilizado quando todas as opções anteriores forem falsas

Dessa forma, não posso utilizar a estrutura:

IF

ELSE

ELSE

Porque o ELSE é sempre a minha ultima opção, é quando todas as opções anteriores forem falsas.

Nesse caso eu escreveria a resolução da maneira abaixo:

usuario = input("Informe o usuário do sistema! ")

if usuario == 'Flávio':
    print("Seja bem-vindo Flávio!")
elif usuario == 'Douglas':
    print("Seja bem-vindo Douglas!")
elif usuario == 'Nico':
    print("Seja bem-vindo Nico")
else:
    print("Usuário não identificado!")
1 resposta

Olá, tudo bem com você?

Meus parabéns pela resolução da atividade, fico feliz que tenha compartilhado-a com a comunidade do fórum Alura.

Gostaria de aproveitar a oportunidade e complementar a explicação feita sobre a estrutura condicional elif. A estrutura condicional elif é utilizada quando queremos realizar uma verificação de condição (validação) quando as condições anteriores são falsas, ou seja, no exemplo do exercício a condição if usuario == 'Flávio': precisa ser falsa para que a condição elif usuario == 'Douglas': seja testada, caso seja verdadeira será executada. Sempre passando para a próxima estrutura condicional quando sua condição é falsa.

Para aprimorar ainda mais o seu aprendizado e conhecimento sobre as estruturas condicionais, recomendo a leitura do seguinte artigo que irá apresentar exemplos sobre o uso do if, elif e else:

O conteúdo recomendado acima está em inglês, o uso da língua inglesa é bem comum na área de tecnologia, mas não se preocupe, caso não tenha afinidade com essa linguagem, recomendo que utilize o tradutor do navegador para uma melhor compressão.

Lembre-se que pode contar com o fórum Alura, seja para compartilhar o seu desenvolvimento, dicas e dúvidas.

Fico à disposição.

Abraços e bons estudos.