1
resposta

03. Controlando o fluxo da aplicação. Desafio: Hora da prática

import java.util.Scanner;

public class ProgramaCompleto { public static void main(String[] args) { Scanner scanner = new Scanner(System.in);

// 1. Verifica se o número é positivo ou negativo
System.out.print("Digite um número: ");
double numero = scanner.nextDouble();
if (numero >= 0) {
    System.out.println("Número positivo");
} else {
    System.out.println("Número negativo");
}

// 2. Comparar dois números inteiros
System.out.print("Digite o primeiro número inteiro: ");
int n1 = scanner.nextInt();
System.out.print("Digite o segundo número inteiro: ");
int n2 = scanner.nextInt();

if (n1 == n2) {
    System.out.println("Os números são iguais.");
} else {
    System.out.println("Os números são diferentes.");
    if (n1 > n2) {
        System.out.println("O primeiro número é maior.");
    } else {
        System.out.println("O segundo número é maior.");
    }
}

// 3. Menu para calcular área do quadrado ou círculo
System.out.println("\nMenu de opções:");
System.out.println("1. Calcular área do quadrado");
System.out.println("2. Calcular área do círculo");
System.out.print("Escolha uma opção (1 ou 2): ");
int opcao = scanner.nextInt();

switch (opcao) {
    case 1:
        System.out.print("Digite o lado do quadrado: ");
        double lado = scanner.nextDouble();
        double areaQuadrado = lado * lado;
        System.out.println("Área do quadrado: " + areaQuadrado);
        break;
    case 2:
        System.out.print("Digite o raio do círculo: ");
        double raio = scanner.nextDouble();
        double areaCirculo = Math.PI * raio * raio;
        System.out.printf("Área do círculo: %.2f\n", areaCirculo);
        break;
    default:
        System.out.println("Opção inválida!");
}

// 4. Tabuada de um número
System.out.print("\nDigite um número para ver a tabuada de 1 a 10: ");
int numeroTabuada = scanner.nextInt();
System.out.println("Tabuada do " + numeroTabuada + ":");
for (int i = 1; i <= 10; i++) {
    System.out.println(numeroTabuada + " x " + i + " = " + (numeroTabuada * i));
}

// 5. Verificar se o número é par ou ímpar
System.out.print("\nDigite um número inteiro: ");
int numeroParImpar = scanner.nextInt();
if (numeroParImpar % 2 == 0) {
    System.out.println("O número é par.");
} else {
    System.out.println("O número é ímpar.");
}

// 6. Calcular o fatorial de um número
System.out.print("\nDigite um número para calcular o fatorial: ");
int numeroFatorial = scanner.nextInt();
long fatorial = 1;
for (int i = 1; i <= numeroFatorial; i++) {
    fatorial *= i;
}
System.out.println("O fatorial de " + numeroFatorial + " é " + fatorial);

scanner.close();

} }

1 resposta

Oi, Gabrielly! Como vai?

Obrigada por compartilhar seu código com a comunidade Alura.

Seu programa está super completo e bem organizado, cobrindo várias estruturas como if, switch, for e operações matemáticas. É um ótimo exemplo de como juntar vários conceitos em um só projeto.

Ícone de sugestão

Para saber mais:

Controlar o fluxo da aplicação significa dizer ao programa o que fazer em diferentes situações. Em Java, isso é feito com estruturas como if, else e switch. Para se aprofundar, vale conferir os seguintes links da documentação oficial:

Alura

Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!