1
resposta

02. UX Research - Análise de Concorrentes - Aula 02 - item 3

Discordo da resposta.

Uma empresa vende material de papelaria (cardernos e canetas, por exemplo), e a segunda empresa vende livros (tecnicos e de temas/matérias especificas a nível universitário.)

A opção considera que as duas eram concorrentes indiretos. Todas as opções consideram que já havia concorrencia (direta ou indireta) entre elas.

A única coisa em comum seria parte dos publico alvo (adultos - e apenas aqueles que fazem faculdade ou prestam concurso).

É a mesma coisa que dizer que uma farmácia e uma papelaria são concorrentes indiretos. Por que? Porque adultos compram remédio e itens de papelaria? E em algum momento o cliente vai ter que escolher se compra um caderno ou um desodorante?

Se esse for o conceito para "indireto", Ok. Eu entendi. Mas com as explicações dadas até agora, não tinha como achar que que alguma das alternativas estava correta.

1 resposta

Oi, Rodrigo, tudo bem?

O seu ponto é bem interessante, mas costumamos definir Concorrente Indireto como uma marca ou empresa que atinge o seu público alvo, seja com produtos parecidos ou não

Nesse caso, uma papelaria atrai muitos universitários, já que eles precisam de materiais de estudos. E como ela se expandiu e passou a vender livros universitários, começou a ser um Concorrente Direto, que é aquele que atinge seu público por vender o mesmo produto

Assim, a papelaria pode atrair mais clientes e ser prejudicial à loja de livros, já que ela vende itens de estudos e também livros

Espero ter ajudado =) Bons estudos