1
resposta

02 Lidando com emoções

Olá

A principal emoção em situações desafiadoras é o medo.

Medo de não ser compreendido como deveria ser e não parecer profissional,
acredito que me colocando em diversos momentos assim irei treinar e melhorar dia após dias .

1 resposta

Olá, Estudante. Como vai?

Sua colocação é extremamente sincera, corajosa e toca no calcanhar de Aquiles de quase todo profissional. O medo de não parecer profissional ou de ser incompreendido é uma das emoções mais comuns no ambiente de trabalho, e ela tem um nome técnico muito conhecido hoje: a ansiedade de performance ou, em níveis mais persistentes, a famosa "síndrome do impostor".

O seu plano de ação — o de se expor a situações desafiadoras para treinar e melhorar dia após dia — é matematicamente e psicologicamente perfeito. Na psicologia cognitiva, isso se chama dessensibilização sistemática. Quanto mais você enfrenta o cenário temido de forma consciente, mais o seu cérebro entende que aquele ambiente não é uma ameaça real à sua sobrevivência, reduzindo a descarga de adrenalina e o medo ao longo do tempo.

Para te apoiar nessa jornada de treinos diários e te ajudar a reduzir a frustração, a comunicação assertiva oferece uma técnica de três passos para desarmar o medo antes e durante uma conversa difícil:

• Separe Fatos de Julgamentos: O medo se alimenta de suposições (ex: "Eles vão achar que sou incompetente"). Antes de se posicionar, anote em um papel apenas os fatos brutos (dados, prazos, e-mails). Basear sua fala em fatos reais blinda o seu profissionalismo e reduz o espaço para o nervosismo.
  • Assuma a vulnerabilidade com assertividade: Se em um momento de pressão você sentir que o medo vai travar sua fala, use a técnica da transparência limpa. Dizer algo como: "Esse projeto é muito importante para mim e quero garantir que serei clara, então vou consultar minhas notas aqui para trazer os dados exatos" demonstra um profissionalismo gigantesco e desonera você da pressão de parecer perfeita.
  • Foque na Respiração Diafragmática: O medo altera nosso ritmo cardíaco, o que faz a voz tremer ou faltar o ar. Três respirações profundas expandindo o abdômen (e não o peito) antes de abrir o microfone ou entrar na sala enviam um sinal químico ao cérebro de que está tudo sob controle.

A assertividade não é a ausência de medo, mas sim a capacidade de se comunicar de forma clara, firme e respeitosa apesar do medo. Cada exposição que você fizer, por menor que pareça, é um tijolo a mais na construção da sua autoconfiança.

Parabéns pela postura proativa e pelo excelente posicionamento no fórum!

Espero que possa ter lhe ajudado!