Analisando, percebi que por vezes posso passar a sensação de confusão, tanto para solicitações quanto para explicações na plataforma escolhida. sendo por varias vezes prolixa.
Analisando, percebi que por vezes posso passar a sensação de confusão, tanto para solicitações quanto para explicações na plataforma escolhida. sendo por varias vezes prolixa.
Oi, Lorena!
Entendo que você está preocupada em passar uma sensação de confusão nas suas comunicações e quer melhorar isso. Vamos pensar em algumas estratégias para tornar suas mensagens mais claras e objetivas:
Planeje sua mensagem: Antes de começar a escrever, pense no objetivo principal da sua mensagem. O que você quer que a outra pessoa entenda ou faça após ler sua comunicação?
Seja direta: Tente ir direto ao ponto. Evite rodeios e informações desnecessárias. Por exemplo, em vez de dizer "Eu estava pensando se talvez você pudesse, se não for muito incômodo, olhar aquele relatório quando tiver um tempinho", você pode dizer "Você pode revisar o relatório até amanhã?".
Use tópicos ou listas: Quando tiver várias informações para passar, organize-as em tópicos ou listas. Isso facilita a leitura e a compreensão. Por exemplo:
Revise antes de enviar: Leia sua mensagem antes de enviá-la. Veja se está clara e se não há informações redundantes. Às vezes, reler ajuda a perceber pontos que podem ser simplificados.
Peça feedback: Pergunte às pessoas com quem você se comunica se suas mensagens estão claras. Esse retorno pode ser valioso para ajustar sua forma de comunicação.
Espero que essas dicas te ajudem a se sentir mais confiante na sua comunicação online e a reduzir a sensação de confusão. Bons estudos!