Tenho percebido que minhas mensagens podem não estar tão claras e objetivas quanto gostaria. Às vezes, posso acabar sendo um pouco repetitivo.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Tenho percebido que minhas mensagens podem não estar tão claras e objetivas quanto gostaria. Às vezes, posso acabar sendo um pouco repetitivo.
Olá, Andreia! Compreendo a sua preocupação em relação à clareza e objetividade de suas mensagens. É uma questão muito importante, especialmente em ambientes de comunicação online.
Pelo que entendi do seu questionamento e do contexto da atividade, você está analisando a forma como se comunica em uma plataforma ou aplicativo que utiliza regularmente. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a tornar suas mensagens mais claras e objetivas:
Planeje sua mensagem: Antes de escrever, pense sobre o que quer comunicar. Isso pode ajudar a manter o foco e evitar repetições.
Seja conciso: Tente expressar suas ideias em poucas palavras. Evite usar frases muito longas ou complexas.
Use linguagem simples e direta: Evite jargões ou palavras complicadas. Lembre-se que a ideia é facilitar a compreensão do receptor.
Revise sua mensagem: Após escrever, leia novamente o que escreveu. Isso pode ajudar a identificar possíveis ambiguidades ou repetições.
Por exemplo, ao invés de escrever "Eu acho que talvez pudéssemos considerar a possibilidade de implementar a estratégia X, pois acredito que ela pode ser potencialmente benéfica para nós", você poderia dizer "Vamos implementar a estratégia X. Ela será benéfica para nós".
Espero ter ajudado e bons estudos!