.....
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
.....
Oi Leonardo, eu entendo a frustração. O objetivo realmente não era esse. De toda forma temos uma API no heroku que fica disponível, justamente para você não precisar instalar nada.
É a mesma API usada no curso de react native. Espero que ela possa ser útil para você e que te permita continuar os estudos.
Oii Leonardo, tente usar a API pública que o Alberto citou, ao invés de subir no seu ambiente local. Segue o endereço: https://instalura-api.herokuapp.com/ Abraços!
Opa, beleza?
Apanhei um pouco para configurar a API local, mas valeu o esforço !! Talvez serei um pouco técnico, mas esse foi o caminho das pedras que segui:
Para conhecimento:
Requisitos:
1 -> MySQL versão 5.7 (Subir a instância sem senha)
2 -> Java JDK 8
Configuração:
1 -> Setar na variável Path de ambiente, o caminho do JDK com o bin (Exemplo: C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_161\bin)
2 -> Setar na variável Path de ambiente, o caminho do MySQL com o bin (Exemplo: C:\Program Files\MySQL\MySQL Server 8.0\bin)
3 -> Abrir novos 2 CMD's e testar se os comandos java -version e mysql -u root estão funcionando
4 -> Navegar pelo CMD até a pasta onde o você baixou o arquivo instalura.jar e executar o comando: java -jar instalura.jar
Observações:
1 -> A API funciona na porta 8080, verifique se nenhuma aplicação/serviço está rodando nessa porta. (Usei este comando no CMD: telnet localhost 8080 / Se esse comando não conseguir abrir nenhuma conexão, significa que essa porta não está sendo utilizada por nenhuma aplicação [Cenário ideal] ! Se o teste devolver o "prompt vazio", significa que existe outro serviço utilizando essa porta !! No meu caso era esse o problema ! Desabilitei o serviço em questão [No Meu caso era o IIS] e subi denovo a API, sem erros !)
2 -> Em último caso, verifique se as portas estão liberadas em seu firewall (Entrada/Saída)
3 -> Insisto em recomendar a instalação do MySQL 5.7 sem senha. O
instalura.jar vai se conectar na instância do MySQL, subir o banco de dados já com as tabelas e campos preenchidos e depois liberar um serviço na porta 8080 local para acesso via web.
De qualquer modo, você pode também utilizar a API no Heroku: https://instalura-api.herokuapp.com/
Espero ter ajudado !!
oi colega, eu tbm entendo sua frustação. Entretanto, lidar com esses problemas, e saber contorna-los, faz parte da vída de um desesenvolvedor. Também tive problemas ( no meu caso era o mysql 8 que impedia o uso da api), por isso, acabei decidindo usar a api do heroko;