Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

.....

4 respostas

Oi Leonardo, eu entendo a frustração. O objetivo realmente não era esse. De toda forma temos uma API no heroku que fica disponível, justamente para você não precisar instalar nada.

É a mesma API usada no curso de react native. Espero que ela possa ser útil para você e que te permita continuar os estudos.

Oii Leonardo, tente usar a API pública que o Alberto citou, ao invés de subir no seu ambiente local. Segue o endereço: https://instalura-api.herokuapp.com/ Abraços!

solução!

Opa, beleza?

Apanhei um pouco para configurar a API local, mas valeu o esforço !! Talvez serei um pouco técnico, mas esse foi o caminho das pedras que segui:

Para conhecimento:

Requisitos:

1 -> MySQL versão 5.7 (Subir a instância sem senha)

2 -> Java JDK 8

Configuração:

1 -> Setar na variável Path de ambiente, o caminho do JDK com o bin (Exemplo: C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_161\bin)

2 -> Setar na variável Path de ambiente, o caminho do MySQL com o bin (Exemplo: C:\Program Files\MySQL\MySQL Server 8.0\bin)

3 -> Abrir novos 2 CMD's e testar se os comandos java -version e mysql -u root estão funcionando

4 -> Navegar pelo CMD até a pasta onde o você baixou o arquivo instalura.jar e executar o comando: java -jar instalura.jar

Observações:

1 -> A API funciona na porta 8080, verifique se nenhuma aplicação/serviço está rodando nessa porta. (Usei este comando no CMD: telnet localhost 8080 / Se esse comando não conseguir abrir nenhuma conexão, significa que essa porta não está sendo utilizada por nenhuma aplicação [Cenário ideal] ! Se o teste devolver o "prompt vazio", significa que existe outro serviço utilizando essa porta !! No meu caso era esse o problema ! Desabilitei o serviço em questão [No Meu caso era o IIS] e subi denovo a API, sem erros !)

2 -> Em último caso, verifique se as portas estão liberadas em seu firewall (Entrada/Saída)

3 -> Insisto em recomendar a instalação do MySQL 5.7 sem senha. O instalura.jar vai se conectar na instância do MySQL, subir o banco de dados já com as tabelas e campos preenchidos e depois liberar um serviço na porta 8080 local para acesso via web.

De qualquer modo, você pode também utilizar a API no Heroku: https://instalura-api.herokuapp.com/

Espero ter ajudado !!

oi colega, eu tbm entendo sua frustação. Entretanto, lidar com esses problemas, e saber contorna-los, faz parte da vída de um desesenvolvedor. Também tive problemas ( no meu caso era o mysql 8 que impedia o uso da api), por isso, acabei decidindo usar a api do heroko;