https://editor.p5js.org/Fefetech/sketches/w4ddruvsV ReferenceError: colisaoMinhaRaqueteBiblioteca is not defined Estou com difilcudades para identificar o erro. obs: tenho algumas Funçoes com nomes diferentes do que foi passado nas aulas
https://editor.p5js.org/Fefetech/sketches/w4ddruvsV ReferenceError: colisaoMinhaRaqueteBiblioteca is not defined Estou com difilcudades para identificar o erro. obs: tenho algumas Funçoes com nomes diferentes do que foi passado nas aulas
Oi Marcelo, tudo bem com você?
Testei o código novamente e percebi que o erro já não está mais aparecendo, então acredito que você já tenha arrumado. Porém, notei que o jogo ainda não está funcionando como esperado, mas não se preocupe! Vou te mostrar como fazer algumas alterações para corrigi-lo:
Chamada Dupla da Função: A função verificaColisao()
foi chamada duas vezes no draw()
, mas em uma delas você deve alterar o nome da função para verificaColisaoRaquete()
:
function draw() {
background(1);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisao(); // Atenção: Essa função deve ser chamada apenas uma vez no draw()
mostraRaquete();
movimentaRaquete();
verificaColisaoRaquete(); // Alterei o nome da função aqui
}
Movimento no Eixo Y: Na função movimentaBolinha()
, o movimento no eixo Y foi deixado como um comentário. Para que a bolinha volte a ter movimento no eixo Y, basta remover o //
:
function movimentaBolinha() {
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha; // Retirado o comentário para ativar o movimento no eixo Y
}
Correção na Função verificaColisaoRaquete(): Por fim, é necessário adicionar a função verificaColisaoRaquete()
ao final do código, e corrigir os nomes das variáveis para que fiquem iguais aos que você declarou:
function verificaColisaoRaquete() { // Alterei o nome da função aqui
if (xBolinha - raio < xRaquete + larguraRaquete && // Alterei o nome da variável para larguraRaquete aqui
yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete && // Alterei o nome da variável para alturaRaquete aqui
yBolinha + raio > yRaquete) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
Pronto! Com essas alterações, o seu código deve funcionar igual ao da aula.
Espero ter conseguido ajudar, qualquer dúvida estou a disposição.