Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Jogos com Unity

Prepara-se para criar jogos e realidade interativas.

0/10 Cursos finalizados
Esta formação faz parte da categoria Programação
110h

Para conclusão

10

Cursos

1

Vídeo extra

2

Podcasts

5

Artigos

Interatividade em qualquer lugar

O mercado brasileiro de desenvolvimento de games cresce a cada ano, com estúdios de criação espalhados pelo país inteiro, a demanda de pessoas capacitadas aumenta cada vez mais.

Desenvolver um jogo é uma tarefa coletiva e multidisciplinar. Muitas pessoas são necessárias para o processo de criação: artistas, músicos, escritores, programadores, entre diversas outras. Esta é uma área multidisciplinar, para quem gosta de estar sempre aprendendo e enfrentar desafios. Produzir um jogo é uma tarefa criativa, e devemos explorar ao máximo nossa criatividade durante o processo, porém é também trabalhosa. Existem muitos pontos que precisam ser pensados e testados

Com cada vez mais plataformas onde podemos jogar, fica difícil ter uma equipe separada para programar o jogo em cada uma dessas plataformas, por essa razão utilizamos uma engine, um conjunto de ferramentas que nos possibilita criarmos um jogo em uma única equipe e exportar para diversas plataformas. A Unity é uma engine que suporta criar jogos para Windows, Mac, Linux, Android, IOS, páginas Web e até consoles e ficou muito popular. Por isso é uma ferramenta muito utilizada no mundo inteiro.

Na Formação Jogos com Unity da Alura você irá criar jogos para PC, para a web e para plataformas mobile e irá entender como trabalhamos com jogos 3D e 2D. Além de entender como aplicamos física, áudio e animações dentro de cada projeto. Por ser um trabalho coletivo, é importantíssimo pensarmos em como o resto da equipe irá interagir com os códigos que criamos, portanto veremos como melhorar a experiência de todos com esses scripts. Além, é claro, das boas práticas de programação e padrões de projetos utilizados nessa área.

Com quem você irá aprender

  • Henrique Morato

  • Ricardo Bugan Debs

Passo a passo

  1. 1

    Unity e Programação

    A primeira etapa é consolidar os seus conhecimentos de programação e entender como é o funcionamento básico da Unity. Veremos conceitos da criação de jogos como o game loop e vamos nos familiarizar com o fluxo de trabalho da ferramenta.

  2. 2

    Avançando no Jogo

    Agora que temos alguma prática com a ferramente e já entendemos como fazer os personagens responderem a nossos comandos, chegou a hora de aprofundar um pouco mais em como a Engine funciona e ver componentes úteis para a criação de comportamentos sofisticados.

  3. 3

    Jogos 2D e Física

    Com nosso próximo projeto vamos começar a criar um jogo 2D e entender como a física do mundo real funciona e como isso se aplica dentro do jogo. Prepare-se para ver as boas práticas com a ferramenta.

  4. 4

    Polindo Jogos

    Já pensou em como fazemos para criar um jogo multiplayer? Daqueles que jogávamos com os amigos no sofá de casa. Nessa etapa iremos criar nosso primeiro jogo multiplayer e explorar a fundo padrões de projetos e como funciona o desenvolvimento para celulares.

Parabéns, você completou a Formação Jogos com Unity

e tem várias empresas precisando de profissionais como você!

Para onde ir agora?

Agora que terminou a formação você deve ter três jogos no seu portfólio. Está na hora de você incrementar os jogos que criamos aqui e dar o seu toque especial.

A maioria das empresas pede algum portfólio na hora de contratar. e para isso é interessante que você tenha versões jogáveis do que você fez para mandar, alem do código para ser analisado pelas contratantes. Um site legal para isso é o itch.io.

Se você quer criar jogos mas não tem muitas ideias, por que não começa copiando e personalizando jogos clássicos como Pong, Space Invaders, Tetris, etc?

Você pode procurar vagas no hipsters.jobs e se está interessado em outras tecnologias voltadas para jogos temos o curso de Cocos Creator aqui na Alura. Agora, se você quer melhorar ainda mais suas habilidades como programações C#, por que não olha a formação .Net que temos aqui?

Fazer parte da comunidade é muito importante nesse meio e em muitas cidades já existem grupos de discussão e meet ups onde é possível conhecer pessoas que estão trabalhando no mercado para lhe dar dicas de por onde seguir e o que fazer. Em São Paulo por exemplo, temos o SPIN e o GDBR que acontecem mensalmente na cidade.

Falando em discussões, se você sabe inglês existe uma infinidade de conteúdo gratuito a sua disposição nessa língua. Alguns sites conhecidos são o Gamasutra, o site da Game Developers Conference e diversos canais de youtube como o Extra Credits.