Gestão da qualidade
Razões para estudar Gestão da Qualidade
A Formação “Gestão da Qualidade” é um guia de aprendizado que visa desenvolver as principais habilidades e competências que são requisitadas para quem deseja implantar um processo de gestão da qualidade em uma organização focada na elaboração de soluções tecnológicas.
Se você deseja nivelar o entendimento sobre a visão de seções e artefatos no processo de desenvolvimento de soluções tecnológicas, recomendamos que você reflita sobre as seguintes questões:
Processos de negócios com uma visão estratégica
Contar com diferentes técnicas para visualizar a eficiência de um processo e avaliar processos de negócios com uma visão estratégica faz toda diferença na gestão da qualidade. Nesse sentido, quanto mais você conseguir priorizar necessidades de melhoria em processos, com uma visão do que gera mais valor ao negócio, mais entrega de valor ao negócio é possível gerar.
O que nos leva a constatar a importância da implementação de um sistema de gestão da qualidade reside no fato de servir de plataforma para desenvolver dentro da organização um conjunto de atividades, processos e procedimentos, visando garantir que as características do produto ou serviço estejam de acordo com os requisitos que o cliente demanda.
Por que aprender sobre gestão de qualidade?
As organizações estão cada vez mais conscientes da importância de melhorar a sua competitividade através da implementação de programas e técnicas que afetam a qualidade dos seus produtos e serviços e o bom desenvolvimento das suas operações.
O estudo de uma especialização em gestão da qualidade permite que a pessoa desenhe e implemente o processo de definição e implementação do plano de qualidade em uma empresa.
Por que devo investir em gestão de qualidade?
É surpreendente que muitas empresas ainda não estejam investindo na gestão do conhecimento. Há décadas ouvimos falar da importância do know-how (experiência) das empresas e, no entanto, não podemos afirmar que a gestão do conhecimento é uma prática generalizada. Todos ficaríamos surpresos se uma empresa não tivesse processos claros de gestão de recursos financeiros, pois esses são ativos fundamentais. Mas a experiência de tantas empresas falidas no Vale do Silício mostra que os recursos financeiros não são suficientes. As empresas de sucesso precisam de conhecimento e capacidade para responder aos desafios em constante mudança de seu ambiente. Visto dessa forma, o conhecimento é um ativo fundamental que toda empresa precisa para ser sustentável.
Percebeu que tem bastante coisa para você estudar, não é mesmo? Mas não se preocupe, a Formação “Gestão da Qualidade” da Alura vai te preparar para tudo isso.
Com quem você irá aprender
📅 Planeje seus dias de estudo
Inicie a formação organizando sua rotina de estudos, pense em sua disponibilidade e defina sua dedicação.
Passo a passo
-
1
Fundamentos
-
2
Six Sigma
-
3
Análise e gestão de processos