Essa formação é antiga e não faz mais parte da grade oficial, confira as mudanças.

Estatística para UX Research

Pesquise e aprenda sobre análise estatística e métodos de pesquisa quantitativos.

0/0 passos finalizados
Esta formação faz parte da escola UX & Design
96h

Para conclusão

10

Cursos

2

Podcasts

1

Artigo

Estatística e métodos quantitativos para UX Research

A base para se conseguir uma boa experiência para as pessoas é conhecendo suas necessidades, problemas e motivações para criar algo voltado para eles. Cada pessoa possui uma necessidade em específico, mas precisamos observar e identificar os padrões de comportamentos e de interesses da maioria das pessoas.

Quando conseguimos estabelecer padrões de comportamentos conseguimos entender o interesse das pessoas ou o fluxo mais comum de navegação. Isso também ajuda a estabelecer uma ordem de prioridade para todas as ações.

Na análise de dados quantitativos podemos tentar relacionar diferentes variáveis e observar se é possível estabelecer ou não se existe uma relação entre eles. Observar a relação é muito importante para estabelecer se existe uma causa e efeito ou não.

Com uma grande quantidade de dados é possível gerar agrupamentos estatísticos que possuam embasamentos mais reais. Que nos permitem tratar e analisar dados de grupos menores que os dados inicialmente.

Para isso, aprender estatística é uma das principais necessidade para trabalharmos com métodos quantitativos. Não se assuste com Python! Ele é apenas uma ferramenta assim como Planilhas e linguagem R. O mais importante são os conhecimentos usados como base na análise.

Passo a passo

  1. 1

    Estatística para análise de dados

    O principal para análise de dados é conhecer sobre estatística. Por isso, agrupamos os cursos mais abrangentes sobre estatística para que seja possível manipular e analisar a sua base de dados.

    Não se assuste com Python! Ele é só uma ferramenta, assim como planilhas, Excel e linguagem R. Por mais que você não queira aprender a programar, assista as aulas e extraia todo o conhecimento estatístico delas!

  2. 2

    Métodos estatísticos para dados

    Existem métodos específicos que podem ser utilizados para agrupamentos de dados relacionados. Esses métodos podem ser utilizados com muita frequência para criação de personas ou agrupamentos de característica gerais de usuários.

  3. 3

    Métodos de pesquisas

    Existem métodos de pesquisa muito comuns que podem ser usados para conseguir informações dos usuários e analisar padrões de comportamento.

    O importante neste caso não é a ferramenta. Temos que ter cuidado para não adicionarmos vieses de interesses na pesquisa, desperdiçando dados que podem ser difíceis de serem conseguidos novamente.

  4. 4

    Monitoramento e análise

    Não adianta colhermos dados dos usuários, analisarmos comportamentos sem saber o que fazer com esses dados. Quais os próximos passos, como melhorar o que temos atualmente no nosso produto. Tudo são necessidades específicas para cada produto e serviço.

    Nesse passo o objetivo é apresentarmos como realizar esse monitoramento e análise do que criamos.