Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Formação

.NET

Explore o .NET Core, a plataforma back-end da Microsoft

0/13 cursos finalizados

140 horas

é o tempo estimado para a conclusão

Assista o vídeo

de apresentação desta formação

.NET Core

O .NET é uma das plataformas de programação mais usadas e também é a base para a linguagem C#. O mercado de tecnologia tem uma forte demanda por engenheiros de software com domínio sobre o ecossistema .NET, incluindo o conhecimento da linguagem C#, das boas práticas, do fluxo de aplicações e de qual solução aplicar em diversos desafios do mundo real.

Desenvolvedores .NET são requisitados não apenas para aplicações Web, mas também para integrações de aplicações com a nuvem, para aplicações móveis, aplicações desktop Windows, internet das coisas (IoT), programação de jogos e aprendizado de máquina (machine learning).

Um bom profissional .NET precisa conhecer as boas práticas de programação, a arquitetura de uma aplicação .NET e ainda saber como entregar aos clientes um produto robusto. Também está conectado à comunidade de desenvolvedores e fica antenado nas novidades, atualizações e novas versões da plataforma e da linguagem C#. Também é preciso conhecer a diferença entre o .NET Framework e o .NET Core.

Isso exige foco e não se aprende da noite para o dia! Mas esse conhecimento vale muito a pena para quem quer ter diferencial na área e seu valor reconhecido. A Formação .NET da Alura foi pensada para você dar seus primeiros passos, seguir se aprimorando e, no final, se tornar um profissional destacado.

Pré-requisitos

Lógica de programação e noções básicas de Web. Aqui na Alura, veja a carreira iniciante em programação.

Com quem você irá aprender

  • Daniel Portugal

  • Guilherme Matheus Costa

  • Marcelo Oliveira

Passo a passo

  1. 1

    C# e Orientação a Objetos

    Habla C#? Do you speak C#? Você fala C#? É fundamental ter domínio sobre a linguagem que é o carro-chefe da plataforma .NET. Isso significa, entre outras coisas, saber traduzir para o C# os problemas do dia a dia e programar de acordo com as boas práticas.

  2. 2

    Mais C#

    Com a orientação a objetos na ponta da língua, vamos aprofundar nosso conhecimento na linguagem com exceptions, criação de bibliotecas e documentação, além de manipulações de string, expressões regulares!.

  3. 3

    Listas e o futuro do C#

    Agora vamos aprender a lidar com listas, começando com como aprender um array, indexadores, ListT, métodos de extensão com generics, IComparable, Linq e o operador Where.

  4. 4

    Banco de dados

    Usar banco de dados é essencial em praticamente todas as aplicações .NET. O Entity Framework é a forma mais produtiva de mapear o banco de dados para o modelo de classes da sua aplicação.

  5. 5

    Web

    Até agora vimos como usar a linguagem C# e bancos de dados. Agora vamos explorar o mundo Web com o ASP.NET Core. Ele permite criar aplicativos Web robustos multiplataforma prontos para nuvem com C#, usando o padrão MVC e as melhores práticas do mercado.

Parabéns, você completou a Formação .NET

e tem várias empresas precisando de profissionais como você!

Para onde ir agora?

Parabéns por chegar até aqui! Você acaba de encerrar a Formação Desenvolvedor .NET e agora está pronto para o dia a dia de um projeto Web real com ASP.NET Core.

Se você ainda não trabalha com .NET ou está atrás de novas oportunidades, não deixe de ver as vagas de emprego no hipsters.jobs. Existem muitas vagas que buscam pessoas com exatamente o conhecimento que você acabou de adquirir nesta Formação.

Agora você já conhece bastante de C#, Orientação a Objetos, LinQ, Entity Framework e ASP.NET mas há ainda um mundo de possibilidades para se aprofundar mais. Por exemplo, você pode estudar mais sobre Collections, eventos, delegate e lambdas, ou ainda boas práticas como refatoração de código ou testes. Pode também avançar em outros tópicos como paralelismo em .NET e reflection.

Na parte de bancos de dados, você pode ver como usar o Entity Framewok em bancos de dados já existentes. É interessante também aprender a fundo o banco de dados mais usado com .NET, o SQL Server. Pode inclusive ver outros tipos de banco como MongoDB.

Não deixe ainda de explorar outras APIs usadas na parte Web, como o ASP.NET Identity. Explore novas áreas, fora da Web, como a criação de aplicativos móveis com C# usando Xamarin e até a programação de games com Unity.