Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Desenvolvedor PHP

Programe sistemas Web PHP com Doctrine, Laravel e Lumen

0/14 Cursos finalizados
Esta formação faz parte da categoria Programação
130h

Para conclusão

14

Cursos

1

Podcast

3

Artigos

PHP

O PHP é uma das linguagens de programação mais usada no desenvolvimento web. Por ser multiplataforma, open source, gratuita e bastante completa, a linguagem PHP conquistou o mercado e os seus desenvolvedores, tendo uma comunidade vibrante e uma evolução rápida nos últimos anos.

A Formação PHP da Alura é um guia de aprendizado completo para você iniciar uma carreira bem sucedida como programador Web PHP. Você vai aprender desde os fundamentos da linguagem junto com as boas práticas e o essencial conhecimento de uma boa modelagem orientada a objetos.

Em seguida, você aprenderá a navegar a vasta sopa de letrinhas de frameworks, ferramentas e tecnologias diferentes disponíveis. Na Formação, serão apresentadas as principais. O Composer, para gerenciar as dependências e automatizar tarefas cotidianas, como teste e empacotamento do projeto. A Doctrine como principal solução para acesso a bancos de dados do mercado PHP. E o Laravel, o framework mais usado atualmente no mercado brasileiro.

A Formação PHP da Alura foi pensada para você dar seus primeiros passos, seguir se aprimorando e, no final, se tornar um profissional destacado. Ao final dessa Formação, você estará pronto para os desafios de projetos reais usando PDO, Doctrine, Laravel e Lumen, no dia a dia de uma empresa que use PHP na Web.

Com quem você irá aprender

  • Giovanni Tempobono

  • João Lucas

  • Mario de Moraes Barros Neto

  • Vinicius Dias

Passo a passo

  1. 1

    A linguagem PHP

    O primeiro passo é entender a linguagem PHP, base de tudo que faremos nessa formação. E, para isso, é essencial desenvolver um conhecimento sólido em da linguagem e a orientação a objetos.

  2. 2

    Mais PHP

    Com a orientação a objetos na ponta da língua, vamos aprofundar nosso conhecimento na linguagem com exceptions e arrays associativas, além de manipulações datas e horas!

  3. 3

    PHP Moderno

    Agora vamos avaliar o PHP Moderno que é aprender sobre o Composer e entender melhor os famosos PSRs.

  4. 4

    Banco de dados

    Praticamente nenhuma aplicação existe sem bancos de dados. É importante saber como acessá-los com PHP. E o PDO e Doctrine são as principais tecnologias para isso, trabalhando um mapeamento do seu modelo OO para as tabelas do banco.

  5. 5

    Web

    Até agora vimos como usar a linguagem PHP, o paradigma OO, bibliotecas e o bancos de dados. Agora está na hora de explorar o mundo Web com o PHP. Isto é primeiro entender o padrão MVC para depois aprender os frameworks Laravel e Lumen que facilitam muito a criação de aplicações web e webservices.

Parabéns, você completou a Formação Desenvolvedor PHP

e tem várias empresas precisando de profissionais como você!

Para onde ir agora ?

Parabéns, desenvolvedor PHP! Você chegou ao fim da Formação repleto de novos conhecimentos e habilidades. Mas o que fazer agora?

Se estiver procurando seu primeiro emprego com PHP ou estiver buscando uma nova oportunidade, não deixe de consultar o hipsters.jobs. Existem muitas vagas disponíveis para o perfil exato que você acaba de treinar nessa formação.

Para continuar seus estudos, existem alguns caminhos possíveis. Você pode se especializar em outro framework popular, como Symfony ou aprender o famoso Zend Framework.

Um conhecimento bastante valorizado no dia a dia é o de boas práticas. E você pode se aprofundar bastante nisso. Veja os cursos de design patterns e solid. Aprenda a fazer testes automatizados e TDD, algo muito pedido no mercado e entender melhor como funcionam as coleções.