Essa formação é antiga e não faz mais parte da grade oficial, confira as mudanças.

Certificação C# Programming

Alavanque sua carreira com a certificação da Microsoft

0/0 passos finalizados
Esta formação faz parte da escola Programação
73h

Para conclusão

12

Cursos

1

Podcast

3

Artigos

Conheça esta Formação!

Esta Formação contém uma sequência de cursos preparatórios para a prova de Certificação 70-483 C# Programming, obtendo o título MCP (Microsoft Certified Professional).

  • O que é o MCP?

Microsoft Certified Professional é uma certificação que legitima o conhecimento de um(a) profissional e desenvolvedor(a) de TI por meio de exames comprovados e reconhecidos na indústria. Estes exames englobam muitas tecnologias, produtos e soluções da Microsoft.

  • Quais áreas da linguagem C# preciso dominar para me candidatar ao MCP?

As áreas da linguagem C# que você precisa dominar ao se candidatar para o exame são:

  • Gerenciar fluxo de programa;

  • Criar e usar tipos;

  • Depurar aplicativos e implementar segurança e

  • Implementar acesso aos dados.

  • O que vou aprender ao longo desta formação?

Abordaremos os 4 tópicos requisitados pela Microsoft nesta certificação, dividindo-os em 12 cursos para que você possa aprender e praticar tudo isso com mais tranquilidade, fixando o conhecimento adquirido ao longo dos estudos.

Tudo pronto? Vamos começar?

Com quem você irá aprender

Passo a passo

  1. 1

    Criando e consumindo tipos

    Na parte inicial desta Formação, você irá aprender os fundamentos de classes, métodos e interfaces, que são os elementos básicos de uma aplicação C#. Também irá ver como trabalhar com tipos e estruturas de dados básicas e avançadas que permitem armazenar tipos diferentes de informações.

    Irá lidar com tipos dinâmicos, resolução de sobrecarga e, no final, aprenderá a garantir a interoperabilidade com código que acesse APIs COM, para trabalhar com componentes Windows que foram criados sem a plataforma .NET.

  2. 2

    Dominando Classes e o fluxo de programa

    Agora é o momento de aprender a trabalhar com encapsulamento e criar e colocar em funcionamento uma hierarquia de classe. Isso permitirá organizar seu código e aplicar boas práticas de programação orientada a objetos (OOP).

    Em seguida, você já poderá colocar a mão na massa, implementando fluxo de programa, programando decisões usando instruções switch, se/então e operadores e também avaliar expressões.

    Ainda nessa seção, você irá manipular tipos de exceções, incluindo exceções SQL, exceções de rede, de comunicação, de tempo limite de rede e mais. Saber como utilizar as exceções corretamente é fundamental para o desenvolvimento de aplicações robustas, resilientes e tolerantes a falhas.

  3. 3

    Avançando na linguagem com Strings, Coleções, XML e JSON

    Aplicações muitas vezes precisam se comunicar com outras aplicações, serviços e componentes externos, e isso envolve formatos padronizados de transmissão e serialização de dados, como XML e JSON. Nesta parte, você aprenderá a controlar o processo da serialização XML e irá ver como transportar dados de objetos através de arquivos, memória e entre serviços com JSON.

    Iremos ver também como gerenciar o Ciclo de vida de Objetos e manipular cadeias de caracteres. As strings são um tipo de objeto especial e muito poderoso na linguagem C#: ao saber manipular strings e conhecer as facilidades proporcionadas pela linguagem, você poderá evitar problemas de desempenho e duplicação de código.

  4. 4

    Eventos, LINQ, entrada e saída de Dados

    Aplicações simples seguem um fluxo de execução sequencial. Porém, nem sempre isso é possível, ou mesmo desejável. Nesse momento, você irá se familiarizar com a manipulação de Eventos e utilizará delegados, expressões Lambda e métodos anônimos para poder responder a cada um dos eventos de uma aplicação.

    Armazenamento de dados é um dos fundamentos do desenvolvimento de aplicações, portanto precisamos conhecer os mecanismos de persistência e consulta de dados e as tecnologias mais populares.

    Você irá utilizar o código C# para acessar a Web e fazer download e conectará o seu aplicativo ao banco de dados, aprendendo a criar consultas, ler e gravar dados para depois consumir um serviço JSON e interpretar um documento XML.

  5. 5

    Depurando aplicativos e Reflection

    Nesta parte, você irá conhecer o processo de compilação do C# e .NET para implantar aplicativos com sucesso. Realizará a depuração do seu aplicativo com DEBUG e RELEASE.

    Na sequência, você aprenderá a usar a própria linguagem C# para investigar metadados sobre as estruturas que compõem uma aplicação. Irá gerar código utilizando objetos do domínio CodeDom e aprenderá a acessar tipos e membros descobertos através de Reflection. Está na hora de finalizar os estudos!

  6. 6

    Multithreading e segurança

    Está na hora de finalizar os estudos! Para aproveitar melhor o potencial do hardware em suas aplicações - como multiprocessamento - você irá realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo com a Task Parallel Library (TPL) e trabalhará com Threads.

    Criar aplicações responsivas e não-bloqueantes é fundamental para uma boa experiência do usuário, como também para economia de recursos computacionais, além de proporcionar escalabilidade quando a aplicação é submetida a condições extremas de utilização.

    Para isso, você aprenderá a tratar exceções com Async e Task, cancelará tarefas e praticará a execução segura de várias threads ao mesmo tempo com os Métodos Thread Safe.

    Por final, você irá gerenciar certificados para comunicação de dados confiável, descobrirá as diferenças entre criptografia simétrica e assimétrica e entenderá as diferenças entre hash de indexação e hash de criptografia.