Essa formação é antiga e não faz mais parte da grade oficial, confira as mudanças.

C# e Orientação a Objetos: coleções, arquivos e bibliotecas

Aprenda a manipular coleções, arquivos e a lidar com exceções em C#

0/0 passos finalizados
Esta formação faz parte da escola Programação
28h

Para conclusão

3

Cursos

1

Podcast

1

Artigo

O que aprenderemos nesta formação?

Aprofunde seus conhecimentos em desenvolvimento de aplicações usando C#. Aprenda a utilizar as coleções do C# para representar estruturas de dados, como manipular arquivos para leitura e escrita (Input/Output) e como lidar com possíveis erros que podem ocorrer durante a execução de aplicações, utilizando o conceito de exceptions (exceções).

Diagrama de sugestão de sequenciamento de estudos em C#. No topo, há o texto 'SUGESTÃO DE SEQUENCIAMENTO DE ESTUDOS EM C#'. Há um retângulo verde no canto superior direito com o texto 'COMECE AQUI'. O diagrama possui oito etapas em caixas conectadas por setas. A primeira caixa, à direita, diz 'Formação: A partir do zero: iniciante em programação'. Abaixo, há 'Formação: Aprenda a programar em C# com Orientação a Objetos'. No centro, 'Formação: C# e Orientação a Objetos: coleções, arquivos e bibliotecas'. À esquerda, 'Formação: C# Web: crie aplicações usando ASP.NET'. Mais à esquerda, 'Formação: ASP.Net Core: crie aplicações com C#, .NET, Entity Framework e LINQ'. Abaixo, 'Formação: Testes em .NET', seguido por 'Formação: Boas práticas em C#' e por fim ''Formação: Aprofunde em .NET com arquitetura de Microsserviços e RabbitMQ.

Com quem você irá aprender

Pré-requisitos

Para aproveitar melhor essa formação, sugerimos que você já tenha feito ou tenha conhecimentos equivalentes ao conteúdo desta formação:

  • 0%
    Aprenda a programar em C# com Orientação a Objetos

📅 Planeje seus dias de estudo

Inicie a formação organizando sua rotina de estudos, pense em sua disponibilidade e defina sua dedicação.

Selecione quantos dias na semana você se comprometerá a estudar esta Formação:
Se você estudar 1 hora por dia, terá finalizado essa formação em aproximadamente

Passo a passo

  1. 1

    Utilizando arrays e coleções em C#

    Neste primeiro passo, aprenderemos o que são arrays e coleções de objetos no C# e como criá-los para manipular informações em diferentes tipos de estruturas de dados. Também aprenderemos mais sobre o Visual Studio Community, a IDE que usamos ao longo de toda essa formação, e aprenderemos como utilizar interfaces disponibilizadas pelo .NET.

    Utilizaremos o projeto do banco fictício ByteBank, realizando implementações na área de atendimento ao cliente a pedido da gerência de contas do banco. O resultado será um programa para manipular um array ou uma coleção de objetos que simulará nossa fonte de dados do sistema. Definiremos classes e namespaces para cadastrar, listar, remover, ordenar e pesquisar as contas-correntes, além de sair desse sistema.

    Por fim, entenderemos como e por que o Stack Overflow está migrando de .NET para .NET Core.

  2. 2

    Manipulando arquivos em C#

    Aprenderemos a manipular arquivos e lidar com I/O (Input/Output) em C#, para fazer criação, leitura e escrita de arquivos de texto em uma aplicação .NET. Nós lidaremos com fluxos de arquivos e aproveitaremos informações de arquivos no código.

    Também trabalharemos com arquivos binários, entendendo como otimizar a memória do computador. Por fim, conheceremos o stream do console e como armazenar informações digitadas pela pessoa usuária no console.

  3. 3

    Utilizando bibliotecas no C#

    No último passo dessa formação, aprenderemos a criar um projeto do tipo biblioteca de classe, consumir e referenciar uma biblioteca externa e criar um arquivo em formato JSON, além de entender sobre visibilidade de componentes de uma biblioteca.

    Também entenderemos como é o processo de criação de uma biblioteca DLL em C#. Além disso, aprenderemos a instalar e publicar pacotes com a ferramenta NuGet.

  4. 4

    Hora de praticar

    Chegou o momento de colocar em prática tudo o que vimos nessa formação, montando nosso portfólio e fixando todo o conhecimento que adquirimos. No próximo passo, encontraremos uma atividade do #7DaysOfCode que foi pensada por pessoas do mercado para resolver desafios comuns em qualquer empresa que trabalha com tecnologia.