Essa formação é antiga e não faz mais parte da grade oficial, confira as mudanças.

Android

Programe na principal plataforma Mobile do mundo

0/0 passos finalizados
Esta formação faz parte da escola Mobile
114h

Para conclusão

10

Cursos

1

Vídeo extra

1

Podcast

7

Artigos

O que vocêvai aprendernesta Formação?

Mobile é o futuro

Parece que o mundo todo gira em torno dos nossos smartphones. As Apps são o ponto central nessa revolução. Com um mercado cada vez maior e sendo uma das plataformas mais utilizadas do mundo, saber criar Apps avançadas é uma habilidade valiosa nos dias de hoje.

Na Formação Android você vai aprender a construir Apps do zero. Desde dominar a IDE Android Studio e entender os fundamentos do framework do Android, até criar funcionalidades complexas, como integração com serviços externos, além de sincronização de dados off-line.

O Android trabalha com Java e mais recentemente com Kotlin. São duas linguagens de programação orientadas a objetos maduras e com ampla documentação. Uma das ferramentas mais populares e utilizadas é o Android Studio, uma IDE disponibilizada pela Google e criada em cima do IntelliJ. Você vai aprender a usá-la por completo. Para isso, conhecer a linguagem Java e orientação a objetos é essencial! Ter prática com as principais bibliotecas, como java.lang, I/O, coleções e se aprofundar nelas é muito importante. Você pode fazer a formação Java antes de mergulhar no Kotlin, pois para aprender esta nova linguagem, será necessária a base do Java.

Com quem você irá aprender

Passo a passo

  1. 1

    Criar a primeira App

    Mergulhe de cabeça no mundo Android. Aprenda a criar sua primeira App usando o Android Studio. Implemente telas com gerenciadores de layout e utilize os componentes visuais básicos, como texto ou botões. Configure ações dos componentes visuais com listeners e crie mais opções com menus. Organize o projeto e aplique técnicas de refatoração com boas práticas de programação.

  2. 2

    Evoluir para layouts complexos

    Quando temos uma necessidade de layout mais complexo na App, é importantíssimo saber usar o Constraint Layout. É a forma mais usada para se criar layouts complexos, com vantagens de otimização, facilidade de uso ao posicionar componentes visuais, configurar altura e largura no layout ou entre os componentes visuais. Além da configuração tradicional via XML, com o Constraint Layout temos a possibilidade de usar o editor visual com mais facilidade e consistência.

  3. 3

    Melhorar listas com RecyclerView

    Há quem diga que nenhuma App está completa sem ter uma lista de dados. Mas o clássico ListView tem sérias limitações em cenários mais complexos, como por exemplo, listas com muitos itens (que consomem memória excessiva) ou que exigem uma adaptação visual mais flexível. Por isso, é essencial trabalhar com RecyclerView, um componente que permite listas mais flexíveis e otimizadas, além de suportar muitos recursos bacanas, como animações e layouts dinâmicos.

  4. 4

    Integrar com APIs

    É difícil encontrar uma App que funcione apenas localmente. Eventualmente, acabamos precisando integrar com algum serviço externo, alguma API. Nesta seção, você vai aprender a integrar sua App com serviços remotos e fazer tudo isso funcionar tanto no modo on-line quanto off-line.