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Curso Ilustração 3D com Softimage parte 2: Esqueleto, materiais e ambientação

Nota

9.1

Nível

Básico

Última atualização

20/06/2016

Carga horária

10h

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Pré-requisitos:

Instrutor

  • instructor Vinicius Vinci

    Conhecido artista no mercado de rendering e 3D, você certamente já viu um filme com suas criações!

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Conteúdo detalhado:

  1. Layout e primeiro material

    1. materiais compartilhados
    2. alterando layout das vistas
    3. atualização manual para render de região
  2. Modelagem sobre referência

    1. editando sliders simultaneamente
    2. modos de cor RGB e HLS
    3. diferença entre shaders Blinn e Cook-Torrance
    4. aspereza do shader (roughness)
  3. Mapa de atalhos e união de partes

    1. filtro ilha de polígonos (polygon island)
    2. grupos de polígonos (clusters)
    3. adicionando polígonos em clusters existentes
  4. Luvas e bordas da camiseta

    1. encolhendo seleção (shrink)
    2. transparência nas vistas
    3. expandindo seleção (grow)
  5. Barriga, rosto e pés

    1. isolando objeto (isolate)
    2. removendo polígonos do cluster
    3. cluster sem material
  6. Guia para esqueleto e grupos

    1. criando grupo de objetos (group)
    2. unindo objetos e copiando materiais (merge)
    3. guia para esqueleto (biped guide)
  7. Posicionando guia de esqueleto (Biped Guide)

    1. modo de raio-x (x-ray mode)
    2. eixos fixos para ajuste em perspectiva
    3. posicionamento de guias
  8. Gerando Rig (esqueleto com controladores) a partir do guia

    1. importando guia de esqueleto
    2. criando Rig a partir do guia
    3. associando pontos da pele aos ossos (envelope)
  9. Ajuste de influência do esqueleto sobre pontos

    1. resetando transformações
    2. seleção de pontos adjacentes
    3. filtro de seleção para esqueleto
  1. Orelhas, criação de esqueleto manual e hierarquia

    1. incluindo objetos sob hierarquia (parent)
    2. editando efeitos sobre mapa de textura
    3. criando esqueleto manualmente (Draw 2D chain)
    4. duplicando corrente e preservando envelope
  2. Editor de textura e subprojeção

    1. mix de materiais
    2. modo de visualização (texture decal)
    3. editor de texturas
    4. subprojeção de texturas
  3. Congelando modelos com envelope

    1. seleção de ilha no editor de textura
    2. mostrar apenas seleção no editor de textura
    3. congelando texturas sem perder envelope (Freeze M)
    4. reorganizando árvore de render
  4. Cenário, Sol, Céu e Terra

    1. projeção planar XZ
    2. repetição de textura (tile)
    3. relevo (bump)
    4. imagem de fundo (2d_background_pic)
    5. posicionamento de luz spot pela vista
  5. Pose, Rig e Controladores

    1. posicionamento e aspecto da câmera
    2. gravando posicionamento da vista
    3. aramado sobre sombreado (modo de visualização)
    4. controladores de joelho e cotovelo (rig)
  6. Gravando imagem de comparação de render

    1. ângulo do cone de abertura da luz spot (cone angle)
    2. duplicando modelos como instâncias (instantiate)
    3. gravando imagem de comparação (region)
    4. alternando entre render atual e anterior
  7. Iluminação e parâmetros do render final

    1. contraluz
    2. luz de preenchimento
    3. iluminando com imagem esférica
    4. render final e saída