Resumo Agilidade: promovendo a transformação ágil
Business Agility (agilidade comercial, em tradução livre) é a capacidade que as empresas podem desenvolver para se adaptar rapidamente às mudanças, entregando valor para seus clientes.
- Primeiro há a priorização das tarefas estabelecidas que vão gerar o objetivo final.
- Depois de priorizá-las, o fluxo de trabalho é definido, seja ele dividido por etapas ou finalidades.
- Quando é terminada uma finalidade, faz sentido ir atrás do Feedback de seu cliente.
- Com essa reação do cliente (feedback) é possível fazer alterações no fluxo ou até eliminar tarefas que não sejam mais necessárias.
Ser ágil significa entregar valor rapidamente, ter uma abordagem com foco naquilo que gera mais valor para o cliente e empresa, ou seja, quando algum cliente apresenta um problema, devemos oferecer a ele entregas parciais de acordo com a necessidade desse cliente.
Esses ciclos rápidos de entrega fazem com que os fluxos e feedbacks sejam constantes e o aprimoramento do serviço/produto seja cada vez melhor, alcançando melhores resultados no final do processo.
A agilidade não trará mais velocidade logo de imediato, mas sim ao longo do tempo quando o desperdício for eliminado, e a qualidade for aumentada e percebida.
O Agile Manifesto, O Manifesto Ágil O objetivo era descobrir quais eram as semelhanças entre os diversos desenvolvimentos de software que faziam com que os clientes ficassem mais ou menos satisfeitos.
4 valores que foram escritos claramente para qualquer um entender:
O primeiro valor diz que as interações entre os indivíduos são mais importantes que os processos e as ferramentas, ou seja, a maneira como a equipe trabalha impacta diretamente no desenvolvimento do que será produzido.
O segundo valor diz que ter um software funcionando é mais importante do que uma documentação detalhada e compreensiva, ou seja, devemos trabalhar para desenvolver um projeto para ele funcionar.
O terceiro valor diz que a colaboração do cliente é mais importante que a negociação de contrato, ou seja, a proximidade com o cliente é essencial para que o feedback tenha valor e fazer com que isso tenha impacto no fluxo de trabalho.
O quarto e último valor diz que responder às mudanças é mais importante do que seguir o plano, ou seja, a mudança é algo natural e, se batermos de frente com essa situação, teremos um cliente insatisfeito.
A Agile Alliance e a Scrum Alliance são instituições que promovem eventos com o objetivo de compartilhar experiências e desafios de como foi introduzir os métodos de agilidade dentro de suas empresas, além de promover networking com outros empresários e empreendedores. Ao ler tais cases, não “copie e cole” as práticas de agilidade que já foram feitas dentro de outras organizações. Deve ser entendido o porquê de determinada empresa ter aplicado certa característica ágil.